sexta-feira, 28 de março de 2008

Fim de mais um ciclo

Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

Capítulo I - Do direito à informação
Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.
II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;
III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, é uma obrigação social.
V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

Bem, é por esses e outros motivos que estou me desligando hoje da Caderno 1. Passei oito meses tentando aprender a ser assessora de imprensa. Acho que consegui um pouco e esse tempo foi muito importante, pois apesar de estar no mercado desde 2001, nunca havia trabalhado como assessora.

Mas vamos falar dos outros também.

- Assim como eu, Adriana Cavalcante e Samara Fernandes também deixam a Caderno 1 rumo a novos projetos.

- Ângela de Santis viaja a São Paulo para assistir à cerimônia de casamento do primo Fábio Ribeiro. Aproveita e passa o findi por lá.

- A banda Nuda se apresenta neste sábado (29) no Festival DoSol WarmUp, em Natal. O trabalho dos meninos pode ser conferido no site www.myspace.com/sitionuda.

- Quem sopra velinhas hoje é Kele Gualberto, a repórter sem-noção que perguntou se Lula ia morar aqui em Pernambuco...

- Ed Ruas se joga na Vaquejada de Carpina neste sábado (29). Vai assistir aos shows de Saia Rodada (aff Maria!), Geraldinho Lins (é suportável), Felipão Moral (Cruzes!!!) e Garota Safada (que porra é isso???).

* Envie sugestão de texto, nota ou foto para mr2505@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram