Não, não é um papo de ecochato. É uma post sobre um tema sério, que tem influência direta nas nossas vidas. A partir de pequenas ações é que chegaramos a um resultado macro.
Que tal começar separando o lixo da sua casa? E olha que nem precisa comprar aquelas lixeiras coloridas, que separam os recicláveis por materiais - vidro, plástico, papel e metal. Faz como lá em casa: junta tudo numa sacolinha e coloca junto com o lixo orgânico mesmo. Se não tiver coleta seletiva na sua rua, pelo menos você facilita a vida do catador. Ah, e usar a sacolinha do supermercado para o lixo também é uma forma de reaproveitá-las. Mas se quiser levar a sua sacola retornável, melhor ainda.
Para aqueles mais engajados, a Tetra Park, fabricante de embalagens longa vida, tem um site que usa o Google Maps para achar o local mais próximo de coleta seletiva perto da sua casa. Da minha, por exemplo, tem um a apenas 2,6km. Gostou da ideia? Então anota aí o site: www.rotadareciclagem.com.br
Iniciativa - Hoje, em todo o mundo, blogs foram convocados a publicar posts alertando a população sobre o aquecimento global. E Finos&Fofos não poderia ficar fora dessa. Espero dar aqui a minha contribuição para deixar este lugar que chamamos de mundo um pouco melhor. Quem quiser ter mais informações, pode acessar o site da campanha: http://www.blogactionday.org/. Até o momento desta postagem, mais de 9 mil blogs de 150 países aderiram à campanha, atingindo mais de 12,5 milhões de leitores.
E o Brasil? - Bem, o Governo Federal diz que tem feito a sua parte. O Ministério do Meio Ambiente possui uma secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Já uma matéria publicada no Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/), diz que "O Brasil registrou uma redução de emissões de CO2 da ordem de 4,8 bilhões de toneladas, número superior à soma das taxas redução de emissões apresentadas por todos os países desenvolvidos juntos."
Os dados positivos não param por aí. Em 2009, conseguimos a menor taxa de desmatamento na Amazônia em 20 anos. Será que finalmente estamos aprendendo o que é uma extração sustentável? Além disso, o Brasil deve sim se orgulhar de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Do total de energia consumida no país, 45% tem origem em fontes renováveis, quando a média mundial é de 12%.
Ainda de acordo com o Blog do Planalto, o presidente Lula autorizou, na última terça-feira (13/10), a redação dos últimos ajustes da proposta brasileira de combate às mudanças climáticas que será apresentada dezembro em Copenhague (Dinamarca) durante reunião da ONU sobre clima (COP 15). E ontem (14/10), representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Fazenda e do Fórum, estiveram reunidos para agrupar essas propostas. Também participaram da reunião empresários, sociedade civil e trabalhadores. A idéia é que na próxima terça-feira (dia 20/10) esse grupo apresente uma proposta consensual.
O Blog do Planalto diz que "Segundo o ministro Minc, Lula gostou do que viu, elogiando o trabalho dos grupos envolvidos." O ministro Carlos Minc disse que a posição brasileira é ousada, de liderança, e que o Brasil “não vai se encolher”. Segundo o ministro, o Brasil vai cobrar mais dos países ricos, para que reduzam mais as suas próprias emissões de gases do efeito estufa.
Então tá, então. Vamos esperar para cobrar os resultados.
obrigado pela citação! Só faltou o link... :) http://blog.planalto.gov.br/contagem-regressiva-proposta-brasileira-mudancas-climaticas/trackback (até pra gente aqui registrar essa citação, no sistema de trackback!)
ResponderExcluirvaleu!
Jorge,
ResponderExcluirPeguei as informações em mais de uma matéria publicada no Blog do Planalto e reuni-las no texto. Sendo assim, resolvi colocar apenas o endereço principal.
Atenciosamente,
Mariana Araújo