Na semana passada, as melhores embalagens brasileiras de 2009 foram premiadas pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre). O concurso foi estruturado em seis módulos (Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão, Marketing, Especial), divididos em categorias. Foram consagradas 29 embalagens (veja a galeria de fotos) e também Elio Cepollina, como personalidade do ano, e a Bunge, como empresa do ano.
Neste ano, um dos projetos premiados de destaque foi o da Pizza Hot Pocket, da Sadia. A embalagem cumpre todas as funções: acondiciona adequadamente o produto, traz todas as informações no rótulo, inclusive em braile, identifica de que forma deve ser feita a reciclagem e apresenta um produto diferenciado.
As empresas vencedoras no prêmio brasileiro ganham o direito de inscrever suas embalagens no World Star, prêmio mundial organizado pela World Packaging Organization (WPO), à qual a Abre é filiada. Nessa premiação, o Brasil tem se destacado: em média ganha mais de 12 troféus todo ano. Em 2008, os brasileiros foram o segundo país com mais embalagens premiadas. O primeiro foi a China. Agora é esperar e ver se o design brasileiro conseguirá superar o design do país que fabrica o maior número de bens de consumo do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olha o que os finos e fofos disseram