sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bollywood deve crescer 12,5%


Por favor, leiam com a música a abertura da novela em mente. Para ajudar, lá vai a letra: Tetúnumáperícanehêin!

A indústria de cinema indiana, mais conhecida mundialmente como Bollywood, está passando por mudanças que possibilitarão nos próximos cinco anos um forte crescimento de 12,5%. Mas a expansão desse mercado não virá somente do 1,2 bilhão de indianos, o equivalente a um quinto da população mundial, mas sim, da internacionalização da sétima arte indiana.

Em apresentação na ExpoGestão 2009, nessa quinta-feira (18/6), Sharada Ramanathan, cineasta indiana e diretora da Golden Square Films, descartou um forte impacto da atual turbulência econômica no ramo do entretenimento. “Apesar da crise, as pessoas continuam indo ao cinema, continuam querendo se divertir”.

“Na Índia, a cada ano empregamos mais e mais pessoas”, conta a artista e empresária. De fato, são números respeitáveis. O setor emprega cerca de 15 milhões no país. “O cinema é definitivamente um modo de vida na Índia”, afirma Ramanathan. Com orçamentos que variam entre US$ 500 mil e US$ 10 milhões, há um esforço de levar os filmes indianos para o exterior. “Estamos fazendo co-produções com Hollywood e lançando canais com a nossa produção em outros países”.

Com essas ações, estima-se que a indústria cinematográfica indiana passe a movimentar US$ 225 milhões em 2013, contra os US$ 125 milhões registrados em 2008: um crescimento de 12,5%.

Com influência de tradições antigas indianas e do Ocidente – Michael Jackson é considerado a maior influência do século passado lá -, o cinema indiano também aposta em expandir suas fronteiras dentro da própria Índia. “Estamos ganhando espaço em cidades menores em que não tínhamos representatividade. São eles que crescem com mais rapidez”, diz Sharada.

* Fonte: Época Negócios

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