Ok, mais um feriado. Mas você lembra quem foi Tirandentes? A função social de Finos&Fofos de tornar seus leitores mais sabidos explica.
Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.
Antes mesmo de frequentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil.
Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular. Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos. Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.
Fonte: UOL (Com informações da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha)
PS: Finos&Fofos entra em recesso por conta do feriadão e só voltará a ser atualizado na semana que vem. Mas continuem enviando notas e fotos.
Notas de hoje:
- Comemoram idade nova hoje (17) Débora Carvalho e Gracita Barbosa Lyra. Já amanhã (18), o happy birthday vai para Marcelo Marinho. Domingo (19), quem estreia idade nova é Helia Scheppa. E na terça (21), os aniversariantes são Nilton Lemos e Paty Marinho.
- O festival Abril Pro Rock promove hoje, a partir das 14h, na Livraria Cultura, a palestra "Estratégias do mercado independente: da primeira demo aos festivais internacionais." Participam do evento Carlos Eduardo Miranda, jornalista e produtor musical, e Fabrício Nobre, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin).
- E por falar em APR... Hoje tem o aguardado show da banda inglesa Motörhead (foto). Também sobem ao palco os pernambucanos da AMP, Black Drawing Chalks (GO), Matanza (RJ) e Decomposed God (PE). Já amanhã é vez do quase pedófilo Marcelo Camelo, Heavy Trash, Móveis Coloniais de Acaju, Mundo Livre S/A, Vanguart, Retrofoguetes, Volver, Vivendo do Ócio, Johnny Hooker & Candeias Rock, City e The Keith.
- Paula Brukmüller está feliz da vida. Seu marido "O Ronaldo" chega hoje do Rio para passar o feriadão com a fina e fofa e conhecer seu novo endereço, no Edifício Califórnia. Sobre os planos de engravidar, Paula despista: "Eu só parei de tomar pílula. Não é uma meta. Se rolar, será bem vindo. Se não, está tranquilo também", disse.
- Fernando Ribeiro ministra oficina curso de percussão com o grupo Batucarte. As aulas são ministradas todos os sábados a tarde, no caranguejo giogante da Rua da Aurora. Os alunos podem aprender maracatu, afoxé, ciranda, coco, samba reagge, mangue, forró, entre outros ritmos pernambucanos. Mais informações no site do grupo.
* Envie sua sugestão de texto, nota ou foto mr2505@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olha o que os finos e fofos disseram