Notícia:
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu cortar a meta da taxa Selic em 1 ponto percentual, para 10,25%. A decisão, já esperada por boa parte do mercado, foi tomada por unanimidade. Esse é o menor patamar da Selic desde a introdução do sistema de metas, em 1999.
A justificativa do comitê foi a seguinte: "Avaliando o cenário macroeconômico e visando ampliar o processo de distensão monetária, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 10,25% ao ano, sem viés, por unanimidade."
Tradução:
Aí você pergunta: "Tá, e eu com isso? O que vai influenciar na minha vida?" Bem, se você quiser pegar um financiamento, trocar o carro ou simplesmente comprar um eletrodoméstico a prazo, muito.
A taxa Selic é a taxa básica de juros usada em todo o país. Ela influencia desde o DVD que você pretende comprar a prazo, passando pelos juros do seu cartão de crédito, até o financiamento do seu carro.
Ou seja, com esta redução, os juros que você vai pagar em qualquer financiamento, também tende a cair.
E o tal do cenário macroeconômico que a matéria da Época Negócios fala tem a ver sim com tal crise econômica mundial. Baixando a taxa de juros, o governo brasileiro está estimulando a economia, facilitando para que a população compre mais.
Com o possível aumento das vendas, as indústrias continuam a produzir. Assim, não quebram. E os bancos continuam pagando mais impostos, porque a tendência também é aumentar o número de transações de empréstimos.
Ficou fácil agora? Tá vendo que economia não é tão difícil assim?
Fonte: Época Negócios
Foto: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olha o que os finos e fofos disseram