O Ministério da Saúde informa que, até a manhã desta terça-feira (28), acompanhava o estado de saúde de doze pessoas que estiveram em países afetados pela gripe suína. Três delas estão no Hospital das Clínicas, em Minas Gerais. Há ainda duas no Rio de Janeiro, duas no Amazonas, duas no Rio Grande do Norte, uma em São Paulo e outra no Pará.
A suspeita mais recente foi registrada na Bahia. Nenhum paciente, segundo o ministério, preenche a definição de caso suspeito conforme os critérios estabelecidos. A pasta ressaltou que, até o momento, não há evidências da circulação do vírus no Brasil.
O novo vírus já matou até 149 pessoas no México, e a Organização Mundial da Saúde se aproximou na segunda-feira de declarar a primeira pandemia de gripe em mais de 40 anos, após casos nos Estados Unidos e na Europa. A OMS elevou o seu nível de alerta contra a gripe suína para a fase 4, indicando um risco ampliado de pandemia (epidemia global).
Preparativos - Um total de 51 hospitais de referência já foram mobilizados pelo Ministério da Saúde e secretarias municipais e estaduais para atender eventuais casos humanos de gripe suína no Brasil.
Recomendações do Ministério da Saúde
Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
- Evitar locais com aglomeração de pessoas;
- Evitar o contato direto com pessoas doentes;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas e substituí-las sempre que necessário;
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas;
- Não usar medicamentos sem orientação médica.
Aos viajantes procedentes das áreas afetadas que apresentam sintomas da doença:
- Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima;
- Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
Fonte: Site da Revista Veja
Foto: oglobo online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olha o que os finos e fofos disseram