Um surto de conjuntivite viral vem provocando corrida às emergências oftalmológicas do Recife. Em pelo menos duas unidades de saúde especializadas em tratamento de doenças nos olhos, o número de pacientes mais que dobrou.
Na Fundação Altino Ventura (FAV), instituição filantrópica referência na área, a quantidade de atendimentos passou de 300 para 700 por dia, nas duas últimas semanas. Somente no último domingo, dos 355 pacientes 286 apresentaram o problema.
No Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), unidade particular, a mesma situação. De 100 consultas diárias, o número pulou para 300. A administração do hospital aumentou de dois para três médicos e ampliou a jornada de recepcionistas. A emergência de otorrinolaringologia, que normalmente funciona no mesmo local, foi transferida para outro andar do prédio, para evitar disseminação do vírus.
Para os médicos, o surto é inesperado. “É uma doença típica de períodos de chuvas e posteriores a grandes aglomerações, como Carnaval. Não temos como precisar porque o surto aconteceu agora, mas acreditamos que se deva ao grande número de feriados”, afirmou a coordenadora da emergência oftalmológica da Fundação Altino Ventura (FAV), Roberta Ventura.
Fonte: Jornal do Commercio
Foto: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olha o que os finos e fofos disseram