terça-feira, 28 de abril de 2009

Uso de cartão de débito supera cheque


Pensei que isso já tinha acontecido há mais tempo. É muito raro hoje você ver uma pessoa assinando um cheque para pagar um supermercado ou posto de gasolina. As compras parceladas são feitas com o cartão de crédito. Bem, os comerciantes agradecem.

Pelo menos, com o cartão de débito, a chance de levar um calote é zero, pois a transação não é aprovada se não houver saldo. Já os cheques "borrachudos" continuam andando à solta por aí.
A informação foi divulgada pelo Banco Central. No ano passado, os brasileiros passaram o cartão de débito nas maquininhas 2,1 bilhões de vezes, contra 1,94 assinaturas em cheques. Viva o mundo eletrônico!

São mais de 200 bilhões de Visa Electron, Maestro e outras bandeiras circulando por aí. Em 2007 eram "apenas" 183 milhões. Tá, eu calculo: o crescimento foi de 14%.

E os cartões de crédito não ficaram de fora. De 117 milhões de unidades em 2007, o número saltou para 132 milhões no ano passado, representando um incremento de 12%.

Agora vem a pergunta: Crise? Que crise? Ok, vai ver que os brasileiros estão seguindo o conselho do presidente Lula: "Comprem, comprem bastante." Acho que li que o número de empréstimos pessoais aumentou. Deve ser para pagar dívidas. Vou pesquisar o assunto.

*Se quiser ler um texto mais economês, é só acessar o site da Época Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram