quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve Jorge!

Hoje é dia de São Jorge! Sem discriminações religiosas, o santo guerreiro é festejado por católicos, que acreditam que São Jorge é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade, e por praticantes do candomblé, que o invocam como protetor, defensor das almas contra o demônio, tentações e suspeitas de feitiço.

O culto do santo ao Brasil chegou com os portugueses que decretaram a obrigatoriedade da imagem nas procissões de Corpus Christi. Mas em 1969, o Papa Paulo VI reformou o calendário litúrgico da Igreja Católica e tornou opcional a festividade em homenagem ao dia do santo, alegando que o santo não tinha registros históricos, apenas relatos tradicionais.
 
Entretanto, ele continua sendo o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares. O que eu não entendo é porque São Jorge é cultuado pelo Corinthians, se ele é bem mais carioca. 


E sabe por que a imagem de São Jorge mostra um jovem em um cavalo derrotando um dragão? Bem, há várias explicações. Porém, a lenda mais famosa conta que um dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma cidade do Oriente, trazendo morte com seu hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem mulheres para serem devoradas.

Um dia coube à filha do Rei ser oferecida. No momento apareceu um cavaleiro vindo da Capadócia, na atual Turquia, montado em um cavalo. Era São Jorge. O santo enfrentou o fogo que saía da boca do dragão e as nuvens de fumaça que eram expelidas. Após um combate, São Jorge venceu o dragão, com sua espada e sua lança. É, São Jorge também salva donzelas!

O dia de São Jorge é marcado por um feriado no estado do Rio de Janeiro. Os devotos prepararam alvoradas, missas, carreatas e shows para celebrar o dia do santo guerreiro.

Fonte: G1 

Notas de hoje: 

- Ricardo Novelino está de mudança. O projeto do novo apê é de Bruno Montenegro, que criou um espaço especial para abrigar os quase cinco mil CDs. 

- Aliás, o arquiteto retornou ontem do Peru, onde passou três semanas surfando. A diversão foi pegar ondas gigantes em alto mar, com ajuda de uma lancha.   
 
- João Chaves de malas prontas para Quito, onde vai assistir ao jogo do Spot pela Libertadores. O fino e fofo embarca neste sábado (25). A trip vai durar oito dias, em companhia da quase-esposa Renata. Além da capital equatoriana, o casal visita também as cidades de Cuenca e Otaval. "Gosto de viajar para lugares diferentes. Em Londres ou Paris, por exemplo, tudo é muito previsível", disse João. 

- Paula Brukmüller encerrou seu contrato com o Diário de Pernambuco e agora dedica-se exclusivamente ao projeto experimental. Em julho, a fina e fofa muda-se de mala e cuia para o Rio, onde o maridão "O Ronaldo" já está. 

- A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promove até esta sexta-feira (24) a V Semana de Jornalismo. O tema deste ano é "Leituras Contemporâneas." Destaque para o debate "Formação e o Exercício no Jornalismo", quando foram discutidas a reforma curricular dos cursos e a regulamentação profissional do jornalista.

* Envie sua sugetsão de texto, nota ou foto para mr2505@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram