sexta-feira, 24 de abril de 2009

A moda por quem sabe fazê-la


O inglês Simon Collins, 41 anos, ex-diretor de criação da Nike, em Hong Kong, tornou-se, em 2008, reitor da faculdade Parsons, em Nova York. É uma das melhores do mundo em moda. 

Por que o senhor decidiu recrutar estudantes brasileiros para a Parsons?Virou moda nas universidades buscar a diversidade entre os estudantes. Parece retórica, mas na área em que atuo isso tem um propósito claro. Um ambiente em que diferentes culturas e estilos estão em contato é sempre mais favorável à criação de uma roupa. A moda vive dessa diversidade. No caso dos brasileiros, eles são mestres nas cores vibrantes e em motivos de inspiração carnavalesca. Funciona bem quando não vira folclore.

O senhor admira algum estilista brasileiro? Gosto muito do Francisco Costa, da Calvin Klein. É um bom exemplo de como é possível absorver o melhor da moda de um país sem ficar limitado a ela. 

Como a atual crise financeira afeta a moda? Nos Estados Unidos, a crise está varrendo do mapa aquelas butiques que só tinham êxito num cenário de muita gastança. Só vai sobreviver quem for realmente eficiente – e conseguir captar, antes dos outros, as novas tendências.

O que vocês ensinam aos alunos num cenário de crise? Num momento como este, não adianta criar roupas que só funcionam em desfile – e às vezes nem isso. Esta é a hora de pensar em produzir roupas mais para o dia a dia e em grande escala. 

Estudar na Parsons custa tanto quanto em Harvard ou Yale. Qual é o perfil dos alunos? Sei que posso cobrar tão caro porque viramos uma grife. Já passaram pela universidade celebridades como Marc Jacobs, Donna Karan, Tom Ford. Isso tem seu valor. O fato de estarmos em Nova York, lugar de preços exorbitantes, também encarece a mensalidade.

Quais são as aspirações dos alunos? O objetivo da maioria é abrir um negócio e tornar-se um estilista renomado. Há boa dose de glamourização nesse meio. Enquanto sonham com as passarelas de Paris, eu digo: antes, é preciso entender o mínimo sobre o mundo dos negócios e aprender a fazer conta. Enfim, meu esforço é para manter os futuros estilistas no planeta Terra.

* Fonte: Revista Veja - Edição 2109 - Ano 42 - nº 16

Notas de hoje: 

- Sérgio Montenegro Filho teve o seu novíssimo blog Pólis Livre indicado para o prêmio Top Blog. 

- Quem sopra velinha neste sábado (25) é Priscila Medeiros. 

- Regina Herbaud promove festão de niver amanhã, no Papaia Verde. Os convidados receberão vários gueri-gueris, como guitarras piscantes de fru-frus coloridos. Vai rolar muito rock n roll e uma pitada de música eletrônica. 

- Os meninos da revista O Grito - Fernando de Albuquerque e Paulo Floro (que também ataca de DJ) - promovem, neste sábado (25) a festa "Hola! Que tal?" Anote: Wunder Bar (Rua Bruno Maia, 62 - Graças), a partir das 23h. Será cobrado um simbólico couvert, no valor de R$ 5. 

- O pessoal da Comuniquê está no CinePE Mostra Pernambuco com o documentário "Da Fotodocecópia à água que move a vespa". A exibição será neste domingo (24), às 19h, no Cinema da Fundação, com entrada gratuita. 

* Envie sua sugestão de texto, nota ou foto para mr2505@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram