Tweet
... mas só na prática, sem explicações químicas e biológicas. Cientistas voltam a afirmar que substâncias como café, chocolate e açúcar podem causar dependência química. Coisa que toda mulher que se preze já sabe. Principalmente na TPM. Vamos às explicações?
Café – A cafeína age diretamente no sistema nervoso central. Por ter capacidade de chegar à corrente sanguínea, ela atinge o córtex cerebral exercendo efeitos como redução da fadiga e uma melhora na concentração e na capacidade de pensamento. Por isso que você sente vontade de tomar café naquelas horas que bate o tédio no trabalho ou quando o agito é muito grande ao redor e você precisa se concentrar.
Chocolate – A teobromina, uma substância presente neste doce, estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. Existem estudos que apontam que a região do cérebro ativada com o consumo do chocolate é a mesma afetada em um dependente de cocaína. Posso cheirar o Nescau?
Açúcar – Nossa cultura tem ainda o hábito de gratificar situações de sofrimento e estresse com... um doce. Se o açúcar já era responsável por uma sensação de prazer – associada à produção de serotonina pelo sistema límbico (emocional) -, ele tem ainda um efeito psicológico incutido na educação quando ainda somos crianças. Chega quase a ser um antidepressivo, uma cura momentânea para nossas angústias. Ok, vou parar de tomar fluoxetina e Rivotril.
*Fonte: Site da Veja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olha o que os finos e fofos disseram