quarta-feira, 30 de julho de 2008

TPM


A revista Veja publicou esta semana uma matéria com os resultados de uma pesquisa sobre a maldita TPM, mal que assola bilhões de mulheres ao redor do mundo. Eu, claro, sou uma delas. Na última, por exemplo, tive a "grande" idéia de colocar o meu nick no MSN "TPM básica". Umas quatro ou cinco pessoas vieram me dizer que tinham medo de mim com TPM. Confesso que isso me assustou um pouco.

Pois bem, a pesquisa relatada na Veja foi realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 1.500 homens e mulheres de todo o país, na faixa etária de 20 a 35 anos. O resultado apontou que oito em cada dez homens convivem com mulhreres que sofrem de TPM. Os princiais sintomas são nervosismo, ansiedade, choro fácil e brigas sem motivo aparente. E esses sintomas (os mais comuns) já foram sentidos por pelo menos 80% das mulheres brasilieras.

Ao todo, a TPM tem mais de 150 sintomas relatados. Eles decorrem, principalmente, das oscilações bruscas de hormônios a partir da segunda metade do ciclo menstrual. Outros sintomas comuns são dor de cabeça, inchaço, alteração de humor, irritação e insônia.

Segundo o coordenador da pesquisa, o ginecologista Carlos Petta, o estilo de vida também pode influir na TPM. Mulheres mais velhas, que trabalham fora de casa e com filhos são mais suscetíveis. Outra pesquisa citada na matéria, de origem australiana, apontou que a TPM é pior ainda para as mulheres casadas e que os maridos têm forte influência nisso.

Portanto, queridos leitores HOMENs, antes de sairem fazendo mal juízo sobre a nossa pobre espécie, façam uma rápida continha e lembrem da data que a sua companheira, irmã ou colega de trabalho pode estar na TPM. Não temos controle sobre isso.

Notas de hoje:

- Nivia Gouveia (foto) se jogou em Buenos Ayres. Engordou dois quilos e meio de tanto que se empanturrou de doces. "Mas já retomei a malhação", avisa a fina e fofa a quem interessar possa.

- A já sorridente Glauce Gouveia (que não é parente de Nivia) vai ter mais motivos para mostrar o sorriso. Depois de muita insistência do seu dentista, vai usar aparelho ortodôntico.

- Renata Coutinho desfila pela cidade no seu primeiro zero quilometro. Está radiante e feliz da vida.

- Além de se empenhar nas aulas de canto, Cyro Morais mantém a forma praticando capoeira.

- Karoline Fernandes arrumou um trabalho perfeito: assessora de imprensa de um bar. Perfeito porque o pagamento é feito em cerveja.

* Envie sua sugestão de nota, foto ou texto para mr2505@gmail.com

3 comentários:

  1. A gente tem que lutar pela cervejinha amiga de cada fim de semana, né, amiga?
    kkkk

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais do que lutar pela cerveja é arrumar um jeito de driblar a lei seca!!!

    ResponderExcluir
  3. Mari, como é que tu consegue saber da vida de todo mundo?? kkkkkkkkkk! Uma colunista PER-FEI-TA!! Estou adorando o blog. Bjos! Bruna S.

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram