terça-feira, 13 de julho de 2010

Desculpa com base científica

Pessoas que bebem são mais saudáveis do que abstêmios

Pessoas que bebem com moderação são menos propensas a sofrerem de problemas do coração, obesidade e depressão do que quem opta por levar um estilo de vida totalmente longe do álcool, sugere uma nova pesquisa realizada na França.

O estudo parisiense ainda afirmou que pessoas moderadas tendem a ser mais ricas e mais bem sucedidas na vida pessoal e na vida profissional do que a média, já que o consumo do álcool funciona como um poderoso marcador social.

A pesquisa separou os voluntários em quatro grupos: pessoas que não bebem, pessoas que bebem pouco, pessoas que bebem moderadamente e pessoas que bebem muito.

O levantamento francês, embora não incentive o uso medicinal de bebidas alcoólicas em tratamentos de saúde, reforça que o consumo moderado também está associado a hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos.

- O que já se sabia sobre o assunto: 
Não é a primeira vez que uma pesquisa ressalta os benefícios que o álcool traz à saúde, quando consumido com moderação. Um estudo anterior, publicado no periódico Archives of Internal Medicine, destacou o vinho tinto como um forte aliado na luta das mulheres contra a balança. Segundo cientistas americanos, a substância demonstrou ajudar o público, em especial, a controlar o peso.

André Arigony Souto, químico e professor da PUC-RS, concorda com a conclusão do levantamento francês e ressalta que o consumo moderado de álcool traz benefícios ao organismo e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. A grande polêmica, ressalta o cientista, está na quantidade ingerida. “O consumo em excesso tem efeito contrário e prejudica a saúde” alerta.

De acordo com uma pesquisa realizada na Dinamarca, uma taça diária de vinho tinto é capaz de aumentar em até 16% o bom colesterol. Souto completa: “Para os homens, a quantidade indicada é de duas taças”. As mulheres, lembra o especialista, não devem tomar mais do que um cálice.

Com relação aos destilados (whisky, vodka, cachaça etc), o químico recomenda a ingestão diária de 30 gramas (aproximadamente 30 ml) diariamente.

- Conclusão: O vinho, pelo jeito, é a bebida que mais traz benefícios à saúde. O que não vale, alertam os especialistas, é encarar uma garrafa inteira na esperança de evitar um ataque cardíaco ou outra doença cardiovascular. O consumo de álcool pode até aumentar os compromissos sociais, mas vez ou outra coloca o “exagerado” em uma situação delicada, digna de uma tremenda ressaca moral no dia seguinte. Nesse caso a ciência comprova: bom senso, literalmente, faz bem ao coração.

*Fonte: Site da Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram