quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Metrô chique, só em Dubai

Foi inaugurado em Dubai, uma das sete cidades-estados que formam os Emirados Árabes Unidos, o primeiro metrô da Península Arábica. A linha começou a operar às 21h09 desta quarta-feira, dia 09/09/2009, sob o olhar atento do xeique Mohamed bin Rashed al Maktum e de autoridades do país e estrangeiras. Por enquanto, apenas dez das 29 estações foram abertas ao público, mas comodidades como internet sem fio em todos os vagões já podem ser desfrutadas.

O metrô de Dubai possui algumas particularidades, como vagões separados para passageiros da primeira classe e para mulheres, é totalmente automatizado, sem a necessidade de um condutor e funciona com energia elétrica. Além disso, foi concluído em tempo recorde. A obra ficou pronta em quatro anos graças ao trabalho de 30 mil operários. É um período muito curto se comparado a obras como o metro de Berlim, que levou 13 anos para ser concluído.

Mas uma obra tão grandiosa tem custos à altura. Até agora, já foram gastos mais de US$ 7 bilhões - o dobro do planejado inicialmente, e apenas as linhas vermelha e verde, que começará a operar no meio do ano que vem, foram construídas. Há planos para investir em outras duas.

Segundo publica a Der Spiegel, dois fatores podem dificultar a adesão dos moradores de Dubai ao metrô: a necessidade de andar até as estações nos dias em que a temperatura chega a 40°C à sombra e o baixo custo do combustível - apenas US$ 0,25 o litro, que faz com que, hoje, apenas 6% da população utilize o transporte público. Ainda assim, as autoridades locais acreditam que o metrô promova uma mudança nos hábitos dos moradores e chegue a transportar 200 milhões de pessoas por ano.

* Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram