quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Hoje é o Dia Nacional do Sorvete


Esqueçam suas dietas. O Brasil comemora hoje o Dia Nacional do Sorvete. A data é uma invenção da Associação Brasileira das Indústria de Sorvete (Abis) e a data foi escolhida estrategicamete. Hoje também é o início da primavera e do período mais quente do ano.

Segundo a Abis, no ano passado, a indústria do sorvete teve um faturamento de R$ 2 bilhões. Por ano, são vendidos quase dois milhões de litros de sorvete. Números que colocam o Brasil no 11° lugar do rankig mundial de consumo.

Mas quando surgiu o sorvete? Diz a história que há cerca de 3 mil anos, os chineses (que também dizem que inventaram o macarrão) misturaram neve, frutas e mel. Pronto, foi paixão à primeira colherada ou seja lá qual for o talher que usavam.

Porém, em 1.292 (é, faz tempo) Marco Polo resolveu juntar leite à mistura. Algo mais próximo do que temos hoje. Mas tem historiador que diz que Alexandre, o Grande (tem alguma coisa que ele não tenha feito?) foi quem levou o sorvete para a Europa. O negócio era engenhoso e trabalhoso: ele teria trazido do Oriente uma mistura de salada de frutas embebida em mel que era guardada em potes de barro enterrados no chão e mantidos frios com a neve do inverno.

E que tal aprender uma receitinha de sorvete caseiro? A receita é do chef Edu Guedes, dono da sorveteria Stuppendo, em São Paulo, e apresentador do programa Hoje em Dia (Record). Anota aí (ou imprime, que é mais fácil):


Ingredientes:
500g de chocolate meio amargo
5 gemas
1 xícara (chá) de creme de leite (sem soro)
5 colheres (sopa) de açúcar
5 claras em neve

Modo de preparo:
Derreta o chocolate picado em banho-maria. Desligue o fogo, acrescente as gemas e misture bem. Em seguida, acrescente o creme de leite, o açúcar e misture até que fique homogêneo. Por fim, acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Deixe no congelador por cerca de 2 horas ou até que fique firme.

* Fontes: JC Online e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram