terça-feira, 29 de junho de 2010

Vai para Paris? Passa na expô de YSL

Haute Couture Collection 1966 © Fondation Pierre Bergé - Yves Saint Laurent
Ainda dá tempo de dar uma passadinha em Paris para ver a exposição de Yves Saint Laurent no Petit Palais.  A primeira  retrospectiva integral de 40 anos de criação do estilista/artista que revolucionou a maneira das mulheres se vestirem e que apresenta 300 criações  de haute couture e prêt-a-porter permanecerá até o dia 29 de agosto de 2010.

Além do conteúdo impecável e muito poderoso, a montagem é um capítulo à parte. A sala 13, “Le Dernier Bal”, tem no centro uma escadaria com vestidos de baile, de cores e estilo estonteantes. Ao fundo da sala, contrastando  com o cenário supercolorido, a parede é toda preta e, na frente dela, estão manequins com roupas pretas. Ao pé de cada manequim, uma lâmpada à meia luz nos remete à luz de velas – uma referência à morte da alta costura.

Passado este impacto, prepare-se para a sala 15 – Les couleurs de YSL – com paredes repletas de cartelas de tecidos, retalhos guardados pelo mestre como parte de seu acervo de pesquisa e criação. É uma festa de cores vibrantes, combinações inusitadas como laranja e vermelho, azul marinho com preto e tantas outras cores.

Para quem não conseguir até Paris, vale uma visita ao site da exposição: www.yslretrospective.com

Veruschka com a jaqueta Safari - 1968 © Franco Rubartelli
Haute Couture Collection - 1965
Dior Haute Couture Collection - 1958 © Alexandre Guirkinger
Haute Couture Collection - 1971 © Alexandre Guirkinger
Haute Couture Collection - 2002 © Alexandre Guirkinger
Yves Saint Laurent Naked, 1971 © Jeanloup Sieff

*Fonte: Blog Adoro Joias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram