terça-feira, 30 de março de 2010

Uma corrida nada maluca


O Governo Federal lançou ontem a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ótimo, mais investimentos para o país, mais recursos para obras e ações nos Estados e municípios. Mas na prática não é bem assim. O PAC 1, lançado em 2007, não tirou do papel mais da metade das obras. Menos de 15% delas foram concluídas. Então, cidadão brasileiro, pergunte-se: por que então, lançar o PAC 2 sem concluir a primeira etapa?

A resposta é simples: estamos em ano eleitoral. E, por lei, a candidata do presidente Lula, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, tem que deixar o cargo amanhã para se dedicar à campanha. E não por coincidência, a pasta da ministra é a responsável pela coordenação das obras e liberação de recuros.

O PAC 2 prevê investimentos de R$ 1 trilhão de reais. As áreas mais beneficiadas serão energia, habitação e o social. Ninguém esclareceu de onde o Governo vai tirar esse dinheiro todo. E nem o prazo para que todas as obras sejam concluídas. Aliás, antes de responder essa pergunta, a turma do Planalto deveria primeiro encerrar o assunto do PAC 1.

Tem governador que reclama que o processo para liberaççao de recursos é muito burocrática. Por outro lado, o Governo Federal alega que os projetos enviados pelos Estados é que são incompletos. Bem, a verdade é que quem espera e continua sofrendo com a falta de infraestrutura é a população. E sem falar nos empregos que as tantas obras poderiam gerar.

O Governo (leia-se Lula), insiste que o lançamento às pressas do PAC 2 não tem nada a ver com a corrida pela cadeira ocupada hoje por ele. Por outro lado, José Serra, que finalmente se declarou candidato, tenta correr pelas beiradas. Para ele o ditado popular de "antes tarde do que nunca" pode sair caro demais. No quesito de conquista de votos, Dilma está anos-luz à frente. Há meses que está presente em todos os aniversários de boneca, nos quatro cantos do país.

Antes de tudo isso, o presidente precisava mesmo era explicar melhor o cancelamento da visita que faria hoje a Pernambuco. Lula iria a Salgueiro, onde deveria inaugurar uma fábrica que irá fornecer equipamentos para a construção da ferrovia Transnordestina. Mas adivinha o que aconteceu? A obra está inacabada. Por acaso, tem recursos do PAC envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram