quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day 2009 - Climate Change


Não, não é um papo de ecochato. É uma post sobre um tema sério, que tem influência direta nas nossas vidas. A partir de pequenas ações é que chegaramos a um resultado macro.

Que tal começar separando o lixo da sua casa? E olha que nem precisa comprar aquelas lixeiras coloridas, que separam os recicláveis por materiais - vidro, plástico, papel e metal. Faz como lá em casa: junta tudo numa sacolinha e coloca junto com o lixo orgânico mesmo. Se não tiver coleta seletiva na sua rua, pelo menos você facilita a vida do catador. Ah, e usar a sacolinha do supermercado para o lixo também é uma forma de reaproveitá-las. Mas se quiser levar a sua sacola retornável, melhor ainda.

Para aqueles mais engajados, a Tetra Park, fabricante de embalagens longa vida, tem um site que usa o Google Maps para achar o local mais próximo de coleta seletiva perto da sua casa. Da minha, por exemplo, tem um a apenas 2,6km. Gostou da ideia? Então anota aí o site: www.rotadareciclagem.com.br

Iniciativa - Hoje, em todo o mundo, blogs foram convocados a publicar posts alertando a população sobre o aquecimento global. E Finos&Fofos não poderia ficar fora dessa. Espero dar aqui a minha contribuição para deixar este lugar que chamamos de mundo um pouco melhor. Quem quiser ter mais informações, pode acessar o site da campanha: http://www.blogactionday.org/. Até o momento desta postagem, mais de 9 mil blogs de 150 países aderiram à campanha, atingindo mais de 12,5 milhões de leitores.

E o Brasil? - Bem, o Governo Federal diz que tem feito a sua parte. O Ministério do Meio Ambiente possui uma secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Já uma matéria publicada no Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/), diz que "O Brasil registrou uma redução de emissões de CO2 da ordem de 4,8 bilhões de toneladas, número superior à soma das taxas redução de emissões apresentadas por todos os países desenvolvidos juntos."

Os dados positivos não param por aí. Em 2009, conseguimos a menor taxa de desmatamento na Amazônia em 20 anos. Será que finalmente estamos aprendendo o que é uma extração sustentável? Além disso, o Brasil deve sim se orgulhar de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Do total de energia consumida no país, 45% tem origem em fontes renováveis, quando a média mundial é de 12%.

Ainda de acordo com o Blog do Planalto, o presidente Lula autorizou, na última terça-feira (13/10), a redação dos últimos ajustes da proposta brasileira de combate às mudanças climáticas que será apresentada dezembro em Copenhague (Dinamarca) durante reunião da ONU sobre clima (COP 15). E ontem (14/10), representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Fazenda e do Fórum, estiveram reunidos para agrupar essas propostas. Também participaram da reunião empresários, sociedade civil e trabalhadores. A idéia é que na próxima terça-feira (dia 20/10) esse grupo apresente uma proposta consensual.

O Blog do Planalto diz que "Segundo o ministro Minc, Lula gostou do que viu, elogiando o trabalho dos grupos envolvidos." O ministro Carlos Minc disse que a posição brasileira é ousada, de liderança, e que o Brasil “não vai se encolher”. Segundo o ministro, o Brasil vai cobrar mais dos países ricos, para que reduzam mais as suas próprias emissões de gases do efeito estufa.

Então tá, então. Vamos esperar para cobrar os resultados.

2 comentários:

  1. obrigado pela citação! Só faltou o link... :) http://blog.planalto.gov.br/contagem-regressiva-proposta-brasileira-mudancas-climaticas/trackback (até pra gente aqui registrar essa citação, no sistema de trackback!)

    valeu!

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    Peguei as informações em mais de uma matéria publicada no Blog do Planalto e reuni-las no texto. Sendo assim, resolvi colocar apenas o endereço principal.

    Atenciosamente,
    Mariana Araújo

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram