segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os nutrientes e os tratamentos para a celulite, acne, unhas e cabelo

Delícia de notícia: dá para combater a celulite, a acne e até o enfraquecimento das unhas e do cabelo comendo a coisa certa! O segredo é incluir na dieta os nutrientes que têm ação direta sobre esses inimigos da auto-estima. Para garantir que a sua beleza vai sair vitoriosa dessa luta, confira ainda os tratamentos mais nutritivos que você pode fazer no salão ou na clínica de estética

Celulite? Aqui, não!
Uma simples salada de frutas e mesmo a granola nossa de todo dia podem deixar o bumbum e as coxas mais lisinhas. Tudo porque esses alimentos são ricos em vitaminas B6, C e selênio. “Eles ajudam a melhorar o sistema linfático, reduzir o inchaço e combater os radicais livres, que oxidam as estruturas da pele, contribuindo para o aspecto de casca de laranja”, diz a nutricionista Adriana Kobayashi, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Para acelerar os resultados, invista ainda em aveia, feijão e vegetais verde-escuros. Por conterem silício e boro, estimulam a circulação e mantêm alinhadas as fibras elásticas, deixando a pele mais esticada e os furinhos menos visíveis.

Spa dermodreen - O primeiro passo para combater a celulite é aplicar um creme desintoxicante à base de erva-mate, café e vitaminas E e do complexo B. Após 30 minutos, o produto é retirado para dar lugar a uma massagem alongadora, que exercita a musculatura e estimula a circulação. Por último, é espalhada uma máscara de carvão ativado, que melhora a oxigenação local e previne o envelhecimento precoce. “O produto contém minerais, como magnésio, potássio e cálcio, que estimulam o bom funcionamento do organismo”, diz a esteticista Lucienne Souza, do Spa da Pele, em Maringá (PR). São necessárias, no mínimo, sete sessões.
Preço por sessão: a partir de 90 reais

Cabelo brilhante
A proteína é vital para o crescimento e a conservação dos fios. Só que pouco adianta você aumentar o consumo de leite e derivados, por exemplo, sem associá-los à ingestão de zinco – o mineral atua na síntese do macronutriente, e boas fontes dele são carne vermelha, amêndoa e feijão. Mas para ter aquele cabelo é preciso consumir ainda as vitaminas B2, responsável pela integridade das mechas e encontrada no levedo de cerveja, na soja e no fígado de boi, e B12, que participa no processo de crescimento dos fios e é obtida nos frutos do mar e peixes.

Cauterização de caviar - O cabelo é lavado e tratado com xampu, condicionador e máscara elaborada com extrato de caviar, que é rico em aminoácidos, lipídios e vitaminas A, D, E e do complexo B. “Além de combater o ressecamento, esse coquetel aumenta a fixação dos pigmentos coloridos e devolve o brilho aos fios”, garante a cabeleireira Brigitte Revollo, do salão Brigitte’s Fine Arts, no Rio de Janeiro. A sessão demora cerca de uma hora e pode ser feita uma vez por semana, dependendo da necessidade.
Preço por sessão: a partir de 155 reais.

À prova de acne
Quando foi a última vez que você comeu frango, batata e cereais integrais? Demorar para responder pode ser mau sinal... Sim, pois esses alimentos são fontes de vitamina B5, cuja deficiência costuma causar acne. Dê atenção especial também ao leite e seus derivados desnatados, à gema do ovo e às amêndoas. Eles controlam a atividade das glândulas sebáceas e aceleram a cicatrização da pele.

Máscara de maçã - O procedimento, que uniformiza, tonifica e suaviza o rosto, começa com a higienização e o tônico. Em seguida, são aplicados ácidos glicólico e salicílico por 20 minutos para acelerar a regeneração celular. “O produto provoca uma descamação discreta, por isso pode ser usado no inverno”, diz a esteticista Célia Lima, da clínica Longevitá, no Rio de Janeiro. A máscara de maçã, fonte de vitaminas A, C e E, vem na seqüência para hidratar e combater os radicais livres. Para finalizar, é aplicado um sérum à base de extrato de maçã vermelha, que tem efeito tensor. São indicadas entre seis e oito sessões, uma por semana.
Preço por sessão: a partir de 120 reais.

Livre de inchaço
A gente acumula líquidos por vários motivos: ficar muitas horas sentada ou em pé, não malhar regularmente, beber pouca água, durante a gravidez e a TPM... Mas uma coisa é fato: dá para amenizar essa sensação de que engordamos vários quilos da noite para o dia acrescentando ao prato o potássio. Ele auxilia na manutenção do equilíbrio dos líquidos dentro e fora das células. Para achá-lo, vá direto à banana, ao abacate, às frutas cítricas e secas e aos grãos integrais

Coffee system - Preparado com café verde, é indicado para firmar a pele do corpo. “Esse ativo, rico em vitamina E, está presente no esfoliante, na máscara e até no creme usado na drenagem linfática. Além disso, é combinado com silício orgânico e argila, que repõe os minerais, como zinco e cobre, para revitalizar a pele e melhorar a hidratação”, conta a esteticista Fabiana Santana, da Vita Derm, em São Paulo. No total, são feitas 12 sessões, de duas a três vezes por semana.
Preço por sessão: a partir de 50 reais.

Unhas fortes
Dá para saber como vai a saúde das suas unhas só de olhar para elas. Reparou? Pois bem, se estiverem fracas e quebradiças, é sinal de que você pode estar carente de ferro, cuja principal fonte é a carne vermelha. Agora, se notar alterações na textura ou na coloração, é mais provável que o seu problema seja má circulação sanguínea, que, entre outras coisas, pode ser causada pela defi ciência de vitamina B1, presente nos cereais integrais, nas nozes e na lentilha.

* Fonte: Revista Boa Forma

Um comentário:

  1. É sempre bom se alimentar bem, mas acho que mesmo com tudo isso, as mudanças do tempo sempre vão vir...é triste mas é verdade...hehehhe

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram