segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Cinema é a maior diversão!



A revista Veja desta semana deu destaque à visita de Tom Cruise ao Brasil (claro, nada mais óbvio para as sessões de cultura). No entanto, o que me chamou mais atenção na matéria foi uma vinculada falando sobre o tamanho da indústria cinematográfica no país. Não só a produção de filmes, mas o consumo do produto cinema em si. Resolvi compartilhar.

PS: Isso me lembrou o início das sessões quando eu era criança: "Grupo severiano Ribeiro. Cinema é maior diversão!"

O Brasil na rota das estrelas

Poucos anos atrás, as distribuidoras brasileiras mal conseguiam que subcelebridades como Rob Schneider – aquele sujeito sebento que faz pontas em filmes de Adam Sandler – viesse para cá promover seus filmes sem lhes oferecer, em troca, passagem e estadia até para a sogra.

Hoje o Brasil (e em particular o Rio de Janeiro) recebe com certa fleuma mega-astros do porte de Will Smith e Tom Cruise, que cumprem aqui às vezes agendas mais intensas do que as programadas para capitais europeias. Não só a praia, o rodízio e a caipirinha (passos indefectíveis de todo visitante estrangeiro) respondem por essa popularidade súbita no país. No caso de Cruise, os mercados internacionais respondem por 75% da bilheteria mundial de seus filmes de ação. Portanto, maior também é a atenção devida a eles.

Esse é o fator que transformou o Brasil em etapa quase natural de uma grande turnê como a que Cruise acaba de realizar, e que faz com que obstáculos como a distância e insignificância comercial dos países adjacentes sejam relevados: o mercado nacional, que gira em torno de 90 milhões de ingressos por ano, é um dos dez maiores do mundo hoje e um dos dois únicos (sendo o outro o México) situados em países em desenvolvimento – ou seja, com muita terra, e ingresso de cinema, por desbravar.

Notas de hoje:


- Dia de cantar parabéns para Chico Baldini, o melhor dançarino gaúcho da ciranda pernambucana.



- Paula Brukmüller (foto) arrasa: em visita dos candidatos a rei e rainha do Baile Municipal do Recife à redação do Diário de Pernambuco, um dos bofes olhou para a fina e fofa e disse: “Era para você estar aqui entre nós!”



- Safira Mergulhão está de férias. Retornou de uns dias de descanso em Salvador. No entanto, sem boas impressões da cidade. Normal, coisa de pernambucano convicto (a blogueira se inclui na opinião).


- Já do outro lado, a contragosto, Sérgio Montenegro Filho retorna à redação do JC, depois de quase 40 dias de férias. E pega logo o “bonzinho”: MAIS UMA visita de Lula.





- Débora Carvalho (foto) desfila por aí de novo look, que marca também uma nova fase de vida.





* Envie sua sugestão de foto, nota ou texto para mr2505@gmail.com

Um comentário:

  1. Não se preocupe, Sérgio! Daqui a 2 anos Lula deixa de ser presidente e você não vai mais precisar pegar essa pauta. Mas, no lugar dele, vem algum outro fdp! Hahahahaha!

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram