sábado, 17 de janeiro de 2009

Vinho


Ninguém sabe ao certo onde ele foi inventado. Mas sabe-se que há pelo menos dois milhões de anos, o homem convive com as uvas. E delas extrai o precioso líquido. Arqueólogos encontraram fósseis de sementes de uvas em peças da Idade da Pedra, na região do Cáucaso, na Rússia, e datam de 5.000 anos a.C.

O primeiro registro de embriaguez por vinho está no Velho Testamento. O capítulo 9 do Gênesis diz que Noé, após ter desembarcado os animais, plantou um vinhedo do qual fez vinho, bebeu e se enebriou.

No Egito, foram registrados os primeiros detalhes da vinificação, em pinturas de 3.000 a.C. Haviam, inclusive, especialistas que diferenciavam as qualidades dos vinhos.

Já na mitologia grega, Dionísio, deus do vinho, foi criado por sua tia Ino, uma deusa do mar, e a palavra grega para vinho é oinos. Na sua Ilíada, Homero descreve com lirismo a colheita de uvas e a elaboração de vinhos no outono.

O amor dos gregos pelos vinhos é revelado nos “simpósios”, cujo significado literal é “bebendo junto”. Eram reuniões onde as pessoas bebiam vinho e conversas se desenrolavam num ambiente de alegre convívio. Em alguns, havia festas com jovens dançarinas, ao som de flautas.

Disse o grego Eubulus (375 a.C.): “Eu preparo três taças de vinho para o moderado: uma para a saúde, outra para o amor e o prazer e outra para o sono. Quando essa taça acaba, os sábios vão para casa. A quarta taça é menos demorada, mas é a da violência; a quinta, a do tumulto, a sexta da orgia, a sétima a do olho roxo, a oitava é a do policial, a nona, da ranzinzice, e a décima da loucura e quebradeira dos móveis.”

Trechos de “A história do vinho”, de Hugh Johnson (Editora Mitchell-Beazley – Londres, 1989)

* Texto publicado no blog de Sérgio Montenegro Filho.

Notas de hoje:

- Carlos Percol empolgadíssimo com o pacote para os jogos do Sport na Taça Libertadores pela América do Sul. Em fevereiro, o fino e fofo já confere uma partida no Chile. Depois, dá uma esticadinha até Buenos Ayres para descansar um pouco.

- E o baby de Rafaella Gomes é uma menina! Até o momento, o nome escolhido é Maria Luísa. A decoração do quarto também já foi escolhida: será tudo com base no lilás.

- Safira Mergulhão organiza as férias, que começam em fevereiro. "Ainda não decidi se vou ao Caribe, num cruzeiro, ou descansar no apê de papai em Paris", disse.

- Pedro Medeiros curte as férias de Verão na sua cidade natal, Juiz de Fora, em Minas Gerais. Aproveita o período para descansar no conforto e mimos da família.

- Paula Brukmüller (o sobrenome é alemão, portanto, fora da Nova Ortografia da Língua Portuguesa, que extinguiu o trema) viajou ontem para Curitiba, onde assistirá ao casamento da mammy e matará as saudades do maridão "o Ronaldo", que está morando no Rio. Mas, voltando ao trema: "Continua. Pelo menos eu penso assim. O presidente Lula não me ligou pra avisar que eu devieria mudar minha assinatura", explica a fina e fofa.

* Envie sua sugestão de texto, nota ou foto para mr2505@gmail.com

2 comentários:

  1. o trema pode sim ser usado ainda, mas em palavras de origem extrageira. Inclusive o exemplo mais utilizado nas novas gramáticas é Müller
    heheheh

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram