quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Explicação Técnica





Não sou eu quem está dizendo. Saiu na BBC Brasil. Também não significa que sou poligâmica, muito pelo contrário. A quem interessar possa, estou muito satisfeita com o que tenho em casa. É só para se alguém, algum dia, precisar dizer: "Amor, não é nada disso que você está pensando. São só os meus hormônios. É a mesma coisa que TPM."


Estudo liga infidelidade em mulheres a hormônio


Mulheres com uma concentração mais elevada de um hormônio ligado à auto-estima que as faz se considerarem atraentes têm mais chances de ter casos extraconjugais e de trocar de parceiros com freqüência. A pesquisa da Universidade do Texas em Austin relaciona o nível de auto-estima com a quantidade do hormônio estradiol - as mulheres com mais desses hormônios tendem a se considerar mais bonitas e a serem consideradas mais atraentes por outras pessoas. O hormônio estradiol está ligado à fertilidade e à saúde reprodutiva da mulher.


Os cientistas afirmam que essas mulheres têm a tendência a se sentir menos satisfeitas com seus parceiros e menos comprometidas com eles, em um comportamento que os autores do estudo chamam de "monogamia oportunista em série". Segundo eles, isso se deve a um "instinto" de buscar parceiros com mais qualidades.

Bons parceiros - "Na natureza, é difícil conseguir um parceiro que seja ao mesmo tempo um bom provedor de estabilidade para a família e que tenha bons genes para procriar. Por isso, muitas mulheres alternam um relacionamento mais duradouro com aventuras com homens mais atraentes", explica a psicóloga Kristina Durante, a principal autora da pesquisa, publicada na revista Biology Letters, da Royal Society.


"Já as mulheres mais bonitas demandam mais os dois tipos de recursos por parte do parceiro e procuram um padrão de qualidade que às vezes é difícil de conseguir", completa. Segundo Durante, é por isso que muitas mulheres não se sentem obrigadas a se comprometer com um parceiro se outro com possíveis melhores qualidades se torna disponível.


Estudos realizados no passado mostram que o estradiol alimenta o desejo de poder em mulheres solteiras. Segundo essas pesquisas, aquelas mulheres que não tomam pílulas anticoncepcionais estão ainda mais vulneráveis ao hormônio.

Duradouro - Para o estudo da Universidade do Texas, os pesquisadores analisaram os hormônios presentes na saliva de 52 universitárias com idades entre 17 e 30 anos, em dois estágios de seu ciclo menstrual. As voluntárias também falaram sobre sua história sexual e avaliaram sua própria aparência. A seguir elas receberam notas no mesmo quesito de outros jovens estudantes de ambos os sexos.


"As voluntárias com maior nível de estradiol tinham mais histórias de paqueras e de casos com outros homens além de seu parceiro fixo", disse Kristina Durante. Mas elas também se mostraram mais envolvidas em relacionamentos duradouros do que em romances passageiros ou "ficadas". "Essas mulheres parecem adotar uma estratégia de 'monogamia serial', em que buscariam sempre um parceiro melhor para a reprodução", explica a psicóloga. "Não é o sexo casual que as interessa."

Fonte: BBC Brasil



Notas de hoje:


- Soprando velinhas hoje, a toda estlisosa Priscilla Aguiar (foto).

- Em São Paulo, Danielle Wolf está de-so-la-da com as férias que o noivo Alan Thomas passa na Europa. O trabalho impediu a fina e fofa de acompanhar o love. "Mas ele está encarregado de só voltar com uma bolsa Dior e um oculos Roberto Cavalli. Por que Luis Vuitton ja virou carne de vaca, né?", endaga.


- Depois das suas aventuras profissionais em 2008, o engenheiro José Jayme começa 2009 estreando como empresário em sua recém criada consultoria. "Próxima etapa, tentar dominar o mundo", diz.


- Ana Claudia Cruz é a nova funcionária pública da prefeitura de João Pessoa. Foi convocada para ser professora, de um concurso realizado em 2007. A fina e fofa já leciona no Estado de Pernambuco. "Vou tentar conciliar os horários e viver na ponte rodoviária Recife-JP", disse.


- Confirmado: os gaúchos radicados em Brasília Renato Franco e Apolos Neto já estão de passagens marcadas para o carnaval do Recife. Também prometem se jogar nas ladeiras de Olinda.


* Envie sua sugestão de texto, nota ou foto para mr2505@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram