sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nos bits da Lama e do Caos


Colaboração. Esse é o espírito do Expoidea, evento que vai discutir e pensar tecnologia, cultura e sustentabilidade, no Recife, no mês de setembro. Mas, para que tudo saia como o planejado, o primeiro passo foi dado ontem, pela equipe organizadora, num encontro que reuniu blogueiros da capital pernambucana, no auditório do Porto Digital, um os parceiros. A ideia é que não só os blogueiros mas qualquer pessoa interessada nos temas centrais possa sugerir nomes de palestrantes, oficinas, cursos e tudo mais que a feira possa reunir. Para isso, foi criado um portal - www.expoidea.com.br/v2/home/. É só fazer um cadastro e pronto, pode começar a dar o seu palpite. Mas calma. Não vá com muita sede ao pote. Para garantir a seriedade da coisa, os posts serão moderados, para evitar que se coloquem temas que fujam do cerne da questão.

A ideia de interação parte já da logomarca. Uma hélice que move para a junção de todas as ideias. As cores também têm o seu significado: a tecnologia no azul (Lembram da Microsoft, Twitter, Orkut, Facebook?), a sustentabilidade no verde (não precisa explicar, né?) e o laranja na cultura (a cor mundialmente conhecida como da criatividade). "Esse não é um evento só voltado para quem trabalha com tecnologia. É basicamente um evento voltado para jovens que estão atrás de conhecimento", disse um dos organizadores, Rogério Robalinho, da Companhia de Eventos.

Os blogueiros tiveram a honra de saber da novidade antes de todo mundo. Isso porque o lançamento oficial só ocorrerá em 25 de março, durante a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia. É, Finos&Fofos tá podendo. Além desse encontro, mais três estão programados. Nos próximos, serão tratados exclusivamente os temas do evento - tecnologia, cultura e sustentabilidade. Não só os blogueiros serão convidados. Os encontros serão abertos para quaisquer pessoas interessadas nos temas. As datas ainda serão definidas.

Mas, por que começar com blogueiros? "Vocês são pessoas fundamentais na construção do Expoideas. São formadores de opinião, potencializadores de debates e têm qualidade de conteúdo", disse o diretor de planejamento da Marta Lima Comunicação, Fernando Lima. Nem mamãe me elogia tão bem. Bateu aquele orgulho, confesso.

E para incentivar a participação, vai ter um ranking. Quem sugerir mais, leva um prêmio. Para o mês de março, vai começar com dois pacotes de um final de semana em hotel em Porto de Galinhas e um iPod. A premiação vai ser quantitaiva e não qualitaitiva, coisa que eu discordo. Neguinho (sem preconceito racial, por favor, é só um vício de linguagem!) posta um monte de coisas e vai pra praia. E quem colocar algo realmente relevante para o evento não ganha nada. Acho injusto. Mas tudo bem, vai bater aquele orgulho quando ver um palestrante que você indicou lá. Steve, amigo, vou te ligar, tá? O Steve citado é o Jobs, mas também ficaria feliz em ver o Harris, do Iron Maiden.

O local escolhido, até o momento, é o campus da UPPE. Não tem nada fechado ainda. E como toda feira que se preze, vai ter rodada de negócios, exposição de produtos e serviços, cursos, palestras e debates, manifestações e apresentações culturais e um cyber espaço. Vamos generalizar, tecnologia é coisa de nerd, certo? Então também vai ter espaço para uma arena de robótica e engenho e arte.

Tudo isso me lembra Chico Science: "Eu me organizando posso desorganizar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram