quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Saiba como cuidar da pele e do cabelo após o verão


O verão está aí com todos os seus atrativos: praia, sol, piscina. Mas depois de curtir as férias ou os dias de folga sem perder nada que a estação quente oferece, muitas vezes sem tomar os devidos cuidados, os resultados tendem a ser desagradáveis. A lista conta com queimaduras solares, pele ressecada ou descamando, cabelos enfraquecidos, manchas, micoses. Confira abaixo como driblar os inconvenientes que atormentam a beleza nessa época do ano:

Ressecamento 
O ressecamento da pele é evidente. Não adianta nada se lambuzar de cremes e esquecer que a hidratação vem de dentro para fora. Portanto, o primeiro passo é ingerir bastante líquido. Para reduzir o incômodo, o dermatologista Jorge Mariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médico da Personal Clinic, no Rio de Janeiro, recomenda o uso de sabonete glicerinado. Busque por hidratantes com ureia, camomila e aloe vera, por exemplo, com o intuito de também diminuir a vermelhidão.

Caso não pretenda se expor mais ao sol, a esfoliação é uma boa pedida para regularizar a tonalidade e removerr as células mortas. "Há quem diga que esfoliação antes de tomar sol deixa o bronzeado uniforme, mas, na realidade, tira a camada protetora da pele." O processo deve ser feito quando a ardência e a descamação tiverem acabado, por volta de sete a dez dias após se esbaldar na praia ou piscina. A sugestão da esteticista Iara Rocha é esfoliar uma vez por semana, com movimentos suaves e circulares.

Ardência 
Abusou do sol, esqueceu de passar ou reaplicar o protetor solar e ficou ardido? De acordo com o dermatologista Jorge Mariz, o alívio vem por meio da associação de pasta d¿água e uma pomada de corticosteroide não fluorado. Se o problema for mais grave, inclusive com aparecimento de bolhas, procure um médico.

Descamação 
Descamar é uma verdadeira tentação para quem não sossega enquanto não puxar todas as pontinhas soltas. Grande erro. A atitude pode provocas feridas, abrindo espaço às infecções. Além disso, a pele fica manchada, o que definitivamente você não quer, né? Infelizmente, não há como acelerar o processo, mas hidratar e nutrir (em casa ou com o auxílio de um esteticista) melhora a aparência.

Manchas 
Vacilar na proteção solar é praticamente sinônimo de manchas, principalmente aos que têm tendência, melasma (conhecido como mancha de gravidez), machucados. Entre as alternativas para amenizar estão fórmulas clareadoras (combinando produtos como hidroquinona e ácido retinoico, sempre prescritas por médicos) e sessões de peelings (químicos ou físicos) e laser.

Micose 
A dupla umidade e calor favorece o surgimento de micoses. Se notar descamações, unhas descoladas, manchas brancas entre outras alterações, vá a um dermatologista. O tratamento depende do tipo de problema e pode ser composto por medicamentos tópicos e orais.

Pés grossos 
No verão, andar descalço é mais comum, seja na areia ou até mesmo dentro de casa. Só que o atrito faz com que a sola do pé fique grossa. Segundo Mariz, as lixas reduzem o aspecto momentaneamente, mas estimulam o retorno da camada grossa justamente por conta do atrito. O afinamento da pele é feito por meio do uso de cremes à base de ácido salicílico, disponíveis no mercado. "Mas é sempre interessante a análise dermatológica para manipular a concentração exata para cada caso", disse o médico. Evitar andar sem calçados e apostar em sapatos macios são medidas que colaboram.

Unhas 
As unhas podem enfraquecer. Use bases próprias para fortalecimento. Se estiver descamando, a receita da esteticista é amornar um pouco de óleo de amêndoa e azeite de oliva e mergulhá-las por alguns minutos na mistura. Não pode estar com esmalte, hein? Repita a operação uma vez por semana ou a cada dois dias (caso esteja sem esmalte).

Cabelos 
Cabelos sem vida, queimados e ressecados incomodam, e muito. Os cuidados citados pela esteticista são lavá-los com xampu antirresíduos, fazer hidratação com creme de queratina (pode-se misturar ampolas de queratina ou proteínas e vitaminas ao xampu) uma vez por semana e, depois, enxaguar bem. Se o cabelo for oleoso, prefira um produto neutro. Caso a situação esteja realmente "feia", não hesite em ir a um bom cabeleireiro.

As madeixas das mulheres que tingem os cabelos podem ficar esverdeadas ou alaranjadas.. Nem sonhe em simplesmente passar tinta por cima, já que há o risco de os fios ficarem manchados. O cabeleireiro pode ajudar a reverter a situação da melhor forma.

Cuidados 
Ainda não viajou ou pretende voltar ao marasmo da praia e da vida à beira de uma piscina? Então, não se esqueça que prevenir é sempre mais fácil do que remediar. Use filtro solar e reaplique-o a cada duas horas ou sempre que se refrescar com um mergulho e suar durante a prática de uma atividade física. Invista em chapéus e óculos escuros. Exponha-se ao sol com moderação, antes das 10h e depois das 16h. Aplique produtos com proteção para cabelos. Enxugue-se bem após o banho e não permaneça com roupa molhada. Depois disso, é só curtir o verão sem receios!

*Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram