segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Não é uma Brastemp, mas...

Brasileiros criam lavadora mais leve, mais econômica e reciclável


O design é futurista e a ideia é inovadora: uma lavadora de roupas pequena, que pode ser transformada em secadora com um acessório acoplado. A forma de construção é menos complexa que a de eletrodomésticos comuns e torna o produto mais leve, econômico e sustentável. Esta é a EVA, um dos conceitos desenvolvidos no Designbras, pequeno estúdio de design movido pelas ideias dos sócios Marcelo Monteiro, 45 anos, e Ricardo Mondella, 37 anos.

A máquina concebida pelos designers pode ser acoplada na parede ou funcionar no chão. Após o ciclo de lavagem, é possível adaptar um acessório com uma pequena ventoinha, que injeta ar quente na máquina e a transforma em uma secadora.

Segundo o criador Marcelo Monteiro, a grande inovação do produto é o motor, em forma de anel. Ele é bem menor que o de máquinas comuns e reduz o peso do eletrodoméstico em cerca de 20%. “Como este motor é menos complexo que o de uma lavadora comum, e o restante do material é plástico, ela pode ser quase toda reciclada”, diz Monteiro.


Eles conceberam o produto desta maneira para torná-lo uma moeda de troca. “Depois de alguns anos com o produto, se a pessoa quiser adquirir alguma versão mais recente, ela pode usar a máquina antiga como parte do pagamento. As partes dela podem ser recicladas ou o produto pode ser remodelado para versões mais novas”, explica Monteiro.

A preocupação com sustentabilidade também está presente em outros aspectos do produto. O protótipo foi desenvolvido para  uma capacidade de 3,5 quilos de roupa, usando até 80% menos água que as lavadoras comuns. A máquina de lavar roupa ainda é só um protótipo, sem previsão para chegar ao mercado.

* Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram