quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dormi jornalista e acordei nível Médio

Ministro Gilmar Mendes,

Não o tratarei por excelência, ou farei qualquer referência formal por considerar que o senhor tem um curso superior igual ao meu. E é por motivo deste curso superior que escrevo.

Já não acreditava na Polícia, nem na Justiça. Agora, perco também a fé na Suprema Corte do meu País. A decisão do Tribunal presidido pelo senhor mostrou ao Brasil do que essa Corte é capaz.

Extinguir a necessidade de diploma de jornalista como exigência para se trabalhar na mídia brasileira foi um crasso erro, que o senhor ajudou a comandar.

Embora não alimente muitas esperanças, gostaria que o senhor me respondesse algumas perguntas: Para quê a minha mãe, que me criou sozinha, se endividou até a alma me pagando a melhor faculdade de Jornalismo de Pernambuco? Por que eu, que me formei em 2004, continuo pagando as parcelas do Financiamento Estudantil da Caixa Econômica até hoje? Por que razão eu procurei me destacar em minha profissão, agindo com ética e responsabilidade diante dos assuntos que noticio no veículo no qual trabalho?

Certamente não foi para que um desqualificado qualquer tomasse o meu emprego, prestando um serviço menos eficiente, apenas por se sujeitar a um salário inferior ao meu.

Tudo isso se configura em realidade, hoje, simplesmente porque o senhor e sua trupe concordaram com essa insanidade de não exigir mais diploma para profissionais que exercem a função de jornalista.

Ministro, por favor, responda mais uma questão: O senhor se submeteria a ser atendido em um hospital por uma curandeira e não um médico diplomado? Ou por uma rezadeira? Espero que os engenheiros que planejaram sua residência tenham registro formal nos conselhos competentes. E que os motoristas que transportam seus filhos e esposa tenham CNH. E aposto também que o senhor não frequenta restaurantes liderados por chefs sem qualificação.

Nem no período da Ditadura Militar isso ocorreu no Brasil.

É graças à mentalidade de pessoas como o senhor que os brasileiros estão cada vez mais decepcionados com este Páis. Falo dos brasileiros esclarecidos, pois a grande massa dominada por uns parcos reais pagos pelo Bolsa Família é incapaz de apresentar qualquer manifestação.

Mesmo sabendo que esta carta vai entrar por um lado e sair pelo outro, agradeço pela atenção.

Mariana Ribeiro
Jornalista - DRT/PE 3361

3 comentários:

  1. Boa, Mari. Faço minhas as suas palavras de indignação. Era só mesmo o que faltava. Socoorro!!!

    ResponderExcluir
  2. Este o país do seu Lula.
    Este é o STF com juízes de confiança do seu Lula, grande número deles nomeado pelo próprio.
    Este é o país as CPIs que acabam em pizza.
    Este é o país onde o PT - outrora o "detendor da moralidade e da ética" - passou por seu processo de domesticação, quando se viu com tanto poder e dinheiro nas mãos. Macaco que nunca comeu mel, quando come se lambuza, né ?
    Esta resolução contra os jornalistas já era esperada, por várias razões :
    a)- a classe é onipotente demais, nunca reivindica...tanto é verdade que essa decisão do STF apanhou a maioria de surpresa, quando em frente ao prédio do STF deveriam estar milhares de jornalistas protestando ANTES do julgamento como forma de pressão;
    b)- maioria dos jornalistas se acha intelectual apenas, acha que não é operário;
    c)- quem já tem seu local garantido numa empresa particular ou num órgão público, ficou bem quietinho com medo de perder o emprego...a solidariedade e o coleguismo são coisas dos bancos escolares apenas, né ?
    d)- o Lula quis há bem pouco tempo ressucitar a lei de imprensa censuratória e draconiana, muito pior do que aquela existente na época da ditadura,lembram ? Como não conseguiu, agora desmobiliza a categoria com esse canetaço do STF...
    Só quem é muito ingênuo não vê nisso tudo um grande projeto político que favorece aos empresários detentores da mídia e que encurrala, de certa forma, a consciência dos jornalistas que estão empregados, temerosos de perderem seu ganha-pão.
    O mais paradoxal de tudo é que a maioria dos profissionais, quando estudantes ou mesmo agora, eram petistas. Como ficam agora ?
    Do lado dos colegas e da sua profissão ? Ou do lado do seu partido ?
    Cartas para a redação...rssssssssssss

    Bj

    James Pizarro

    ResponderExcluir
  3. Mari,

    Infelizmente nosso país é uma PIADA, nós somos uma PIADA. Fico imaginando isso acontecendo num país como a França, por exemplo, onde as pessoas lutam por seus direitos. Porém nos calamos... essa semana é São João, o carnaval está próximo, logo depois vem a Copa do Mundo. E por falar nela, somos um povo morto de fone que realizará uma Copa do Mundo!!!!!!
    Quer PIADA maior??????

    Beijos
    Thelminha

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram