segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Branco, sonoro e quarentão





“When I get to the bottom I go back to the top of the slide, where I stop and turn and I go for a ride…”. A abertura de Helter Skelter resume bem as quatro longas décadas completadas no dia 22 deste mês de novembro pelo White Álbum – ou simplesmente, The Beatles.

Irretocável é uma das muitas palavras que bem definem esse maravilhoso disco duplo, gravado logo após o Sgt. Pepper’s, com 30 faixas que dizem absolutamente tudo sobre o quarteto fantástico. Elas inspiraram muita gente a olhar com mais atenção para o rock and roll como um trabalho profundo e delicado.

O White Álbum é um verdadeiro resumo antecipado da carreira da banda, dissolvida um ano depois, em dezembro de 1969. Traz um pouco de tudo dos Beatles, resgatando desde o rockabilly do “primeirão” Please, please me (1963) até uma antecipação meio profética do que seriam o Abbey Road (1969) e o Let it be (1970), últimos discos da banda.

O White Album é pura alma. Foi concebido no período da carreira dos Beatles denominado por eles mesmos como “estúdio e espiritualidade”. A maioria das canções foram compostas durante sessões de meditação transcendental em Rishikesh, na Índia, com o guru da banda, Maharishi Mahesh. Após esse período, somente George Harrison se manteve ligado ao budismo.

E é de Harrison, na minha opinião, a melhor faixa do disco: While my guitar gently weeps, com a participação do grande amigo do beatle, Eric Clapton, que se encarregou dos solos de guitarra. Linda, visceral, com uma letra que resume de forma lírica e realista o que é ter quarenta anos de idade.

Ouça!

Se é inegável o talento de Paul e John, ainda mais inegável é a genialidade de George.
Mas tem bem mais no White Album. Da pesadíssima Helter Skelter – escrita por Paul para ser “a música mais barulhenta” já gravada por eles – à suave e delicada Dear Prudence, feita por John para homenagear Prudence, irmã da atriz Mia Farrow, que acompanhava a banda na Índia.
Há Don’t pass me by, uma das duas únicas músicas compostas pelo baterista Ringo Starr (a outra é Octopuss’ Garden, gravada no disco Abbey Road).

Tem ainda a lindíssima Blackbird, de Paul, e a gótica Yer Blues, de John, única música executada em conjunto pelos “rivais” Beatles e Rolling Stones, em um show ao vivo, no Rock and Roll Circus, de 1968.

Teria muito mais a dizer sobre esse grande disco. Mas, por uma dessas maravilhosas coincidências da vida, não bastasse ter a mesma idade que eu, foi meu primeiro álbum dos Beatles. "You say it's your birthday. It's my birthday too, yeah!"

* Texto publicado no blog de Sérgio Montenegro Filho

Notas de hoje:

- Dia de cantar parabéns para Cynthia Morato, KK Santos e a festeira Bruna Chaveirinho.

- Paula Brukmüller é o nosso orgulho: uma de suas matérias publicadas no Diário de Pernambuco foi clippada por Ricardo Noblat, em seu blog.

- A Exclusiva BR, de Luciana Lewis, confirma sua confra de final do ano para do dia 30 deste mês. A principal atração da noite será o astro-pop do momento, João do Morro, que lançará uma música especial para o momento: "Jornalista. Ô raça!" Nos comes e bebes, buffet assinado pelo chef Douglas Van Der Ley e 40 litros de sorvete da Häagen Daz. Achou pouco? Tem ainda 150 garrafas de espumante, de uma parceria com a Miolo.

- Claudia Giane recupera-se bem de uma luxação no ombro. A tipóia será sua melhor amiga até o final desta semana.

- Safira Mergulhão está inconsolável com o adiamento da estréia do sexto filme de Harry Potter. "Este adiamento é preocupante, pois causará muitos problemas de ansiedade para os fãs. Eu, por exemplo não tenho mais unhas e vivo à base de anti-depressivos desde que a notícia saiu", dramatiza.

* Envie sua sugestão de texto, nota ou foto para mr2505@gmail.com

Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkkkkkkk
    estou me acabando de rir aqui. Qf começei a ver o post de hj...pensei: " Este texto só pode ser de Serginho ( com o perdão do inho, já que a blogeuira está condicionando td mundo a chamá-lo assim). E não era mesmo.

    Parabéns para minha super amiga, Cy Maria!!!

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram