sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Não sou eu que estou dizendo...

Maconha pode preservar memória na velhice, sugere estudo

A equipe, da Ohio State University, em Ohio, nos Estados Unidos, apresentou seu estudo durante uma reunião da Society for Neuroscience na capital americana, Washington. O trabalho indica que a criação de uma droga legal que contenha certas propriedades similares às da maconha poderia ajudar a prevenir ou retardar a chegada de doenças como o Mal de Alzheimer.

A intenção dos cientistas é criar uma nova droga cujas propriedades seriam semelhantes às da tetrahidrocanabinol, ou THC, a principal substância psicoativa da planta da maconha - mas sem o efeito inebriante da droga. Ao lado de nicotina, álcool e cafeína, a THC, quando consumida em moderação, tem demonstrado uma certa eficácia em proteger o cérebro contra inflamações, o que pode se traduzir em uma melhor memória na velhice.

"Não é que tudo o que é imoral seja bom para o cérebro", disse o responsável pela pesquisa, Gary Wenk, da Ohio State University. "Simplesmente, existem algumas substâncias que milhões de pessoas, durante milhares de anos, vêm usando em bilhões de doses, e você está notando que existe um pouco de sinal no meio de todo o ruído". As pesquisas de Wenk e seus colaboradores já demonstraram que uma droga sintética semelhante ao THC pode melhorar a memória de ratos.

"Quando somos jovens, reproduzimos nossos neurônios e nossa memória funciona bem. À medida em que envelhecemos, o processo fica mais lento e temos uma diminuição na formação de novos neurônios. Você precisa que essas células retornem e ajudem a formar novas memórias, e verificamos que este agente, semelhante ao THC, pode influenciar a criação dessas células", afirma Wenk.

As pesquisas com ratos sugerem que pelo menos três receptores no cérebro são ativados pela droga sintética. Esses receptores são proteínas do sistema endocabinóide, que controla a memória e processos psicológicos associados ao apetite, humor e resposta à dor. "Será que as pessoas poderiam fumar maconha para evitar o Mal de Alzheimer se a doença estiver na família?", pergunta Wenk. "Não é isso o que estamos dizendo, mas poderia funcionar. O que estamos dizendo, o que nos parece, é que uma substância legal, segura, que imite essas propriedades importantes da maconha pode trabalhar nos receptores do cérebro para evitar a perda da memória na velhice", esclarece.

Fonte: BBC Brasil

Notas de hoje:

- Desta vez, é o blog que é notícia: Finos&Fofos está no Comunique-se. Isto mesmo, caros leitores. Guilherme Manera, da Unidade de Pesquisa & Atualização do site, escreveu à blogueira solicitando dados para o cadastro. Ou seja, Finos&Fofos é um fino e fofo.

- Hoje é dia de cantar parabéns para Isabel Morato, a super-mãe de Cynthia e Pedro.

- Rafaella Gomes está mais poderosa do que nunca! Passa a desfilar com um novo cheiro: 212 Sexy, de Carolina Herrera, comprado pelo colega Carlos Percol em passagem pelo free shop de Paris. Poderosa e chique.

- Sérgio Montenegro Filho tem se mostrado bastante antenado com o mundo da tecnologia. Recentemente, fez uma incrível descoberta: como se usa o G-Talk. "Agora só falta o iscáipe e o vóipe", enumerou.

- Janayna Brasil está às voltas com a assessoria do show de Bruno e Marrone. "Apesar de ser muito trabalho, de tão cansada, não vou dormir na praça", garantiu.

* Envie sua sugestão de nota, texto ou foto para mr2505@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram