quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Blogaço em prol de bibliotecas comunitárias



Recebi um e-mail com um convite muito especial. Como blogueira, fui convocada a fazer parte do “Bloguinaço em Defesa da Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife”. O meu desafio era fazer um post convocando os meus leitores a ajudarem, de alguma forma, uma biblioteca comunitária.

Pra começo de conversa, você sabe o que é uma biblioteca comunitária? São espaços de leitura que surgiram por iniciativa das comunidades e são gerenciados por elas, ou ainda, aqueles espaços que embora não tenham sido iniciativas das próprias comunidades, voltem-se para atendê-las e as incluam nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação.

Agora que você já está por dentro do assunto, saiba que essas unidades estão precisando de mais do que livros. Objetos e ações como estantes, cadeiras, computadores e obras de infra-estrutura são urgentes e muito bem vindas. Quem não quiser "botar a mão na massa" também pode contribuir fazendo um depósito de qualquer valor: Caixa Econômica Federal / Conta corrente número: 544-5 / Agência: 2193 / OP: 003.

E você sabe onde ficam essas bibliotecas? Olha a lista:

Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos – Recife/Olinda)
Biblioteca Popular do Coque (Coque – Recife)
Biblioteca Peró (Piedade – Jaboatão dos Guararapes)
Biblioteca Lar MeiMei (Bairro Novo – Olinda)
Biblioteca Cepoma (Brasília Teimosa – Recife)
Biblioteca Popular de Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro – Recife)
Biblioteca Amigos da Leitura – (Alto José Bonifácio – Recife)
Biblioteca Os Bravistas – Shekiná (Ouro Preto – Olinda)

Eu conheçi uma dessas bibliotecas em 2002, quando era estagiária da Folha de Pernambuco. Fui fazer a matéria da inauguração da Biblioteca Popular de Caranguejo Tabaiares. Fiquei comovida com a história, com a vontade dos moradores em terem um espaço voltado para a leitura e estímulo à ela.

Vou selecionar uns livros que tenho em casa para doar. Pena que já passei adiante uma estante que tinha no meu quarto. E também doei meu computador antigo para outra instituição. Por que você não faz o mesmo? Separe livros que você não pretende mais ler, veja se tem algum móvel que possa ser doado. Faça sua parte.

Quer conhecer o projeto de resgate das bibliotecas comunitárias? Clique aqui e acesse o blog. E se quiser conhecer o blog da Biblioteca Popular de Caranguejo Tabaiares, eles também mantém um blog.

Um comentário:

  1. Recentemente, para a cadeira de Assessoria de Imprensa, minha ruma foi convocada a fazer um Plano de Comunicação para uma ONG ou instituição carente, e um dos grupos apresentou sobre a Biblioteca do Nascedouro de Peixinhos. Ficou muito bom o trabalho! Uma das medidas era a divulgação do espaço através de "anuncicletas".
    Beijo!

    ResponderExcluir

Olha o que os finos e fofos disseram