segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Na crise, cheire o dinheiro

Maior parte das cédulas de dólar e de real apresenta rastros de cocaína
Pesquisa testou presença da droga em notas que circulam em 5 países. Moeda brasileira é a terceira mais 'batizada' pela droga

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Massachusetts resolveu testar as cédulas das moedas locais de mais de 30 cidades em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Brasil. China e Japão. O resultado encontrado foi alarmante: rastros de cocaína em níveis que chegam a 95% das amostras.
As cédulas ficam com restos de cocaína quando são usadas como “canudo” para inalar a droga ou mesmo quando notas limpas são guardadas com outras contaminadas. No Brasil, a avaliação de dez notas concluiu que 80% delas tinham traços de cocaína. Nas cédulas que circulam pela capital americana, a presença de cocaína é a maior do país: 95%.

O número representa um aumento de 20% em relação a 2007, e supera o de outras grandes cidades americanas como Boston, Baltimore e Detroit, onde a média de notas contaminadas com a droga foi de 90%.

De acordo com o principal autor da pesquisa,Yuegang Zuo, cada nota analisada continha entre 0,006 microgramas e 1,240 microgramas de cocaína (o equivalente a entre menos do que um grão de areia e 50 grãos de areia, respectivamente). Segundo o cientista, a quantidade é tão pequena que as pessoas não devem enfrentar problemas legais ou de saúde se manusearem essas cédulas.

* Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que os finos e fofos disseram